Total de visualizações de página

Replantando Orquideas

Replantando orquideas.
Em que vaso plantar?


        Existem várias opções disponíveis no mercado de flores, mas para as residências, e com orquideas, os mais fáceis são os de barro cozido, preferencialmente furados nas laterais, para garantir boa drenagem e aeração. Os vasos de plástico também podem ser utilizados e na era da reciclagem, nada melhor que um vaso de garrafa pet, barato e pratico.

Como plantar as orquídeas?
Caso acabe de receber sua muda, porque ganhou de alguém ou comprou, vamos aos primeiros passos.

Passo-a-passo para plantar:


1. Pegue a planta e leve ao lugar limpo.
2. Lave as raízes - Com cuidado, em água corrente, sob uma torneira, por favor agua temperatura normal, nunca quente e nem gelada demais. Passe sabão de coco na sua mão e lave as razies, cuidado para não quebrar as raízes..
3 . Adicione material de drenagem (opcional) - Coloque uma camada de brita, mas prefiro tijolo picadinho, algumas pessoas usam ispor e até mesmo espuma.
4. Coloque o carvão, pedacinho de carvão, para ajudar no desenvolvimento da planta.
5. Coloque o substrato ou pedaços de casca de coco seca, ou casca de arvores em pedacinhos de máximo 3cm pequenos.
6. Coloque a muda - coloque a planta em um dos cantos do vaso, deixe a parte mais nova voltada para o centro do vaso., para que os brotos nasçam ali.
7. Adube (Opcional) - Não esqueça de colocar um colher de chá de adubo 04-14-8 no canto dos vasos, e faça a rega inicial pela manhã todos os dias, até que brote.
Ah! as fotos eu consegui em um site super bom na net.



Carvão - É o carvão de churrasco, extremamente barato. Sua principal função é a de reter a umidade e garantir boa aeração, além de que o carvão é natural.



Casca de pinus - Material relativamente barato, com características muito boas. Permite boa aeração e ajuda na fixação da planta devido à sua rugosidade, também fornecendo alguns nutrientes. Também seca muito rápido, exigindo regas mais freqüentes.


Esfagno - É obtido de musgos importados, sendo um material caro. Sua principal característica é a grande retenção de água, podendo-se reduzir o número de regas. Também fornece grande quantidade de nutrientes. ( pode ser usado no lugar fibras soltas de coco) Fibra de coco - É um excelente material e muito barato. Ajuda na fixação da planta, fornece alguns nutrientes, permite boa aeração. Mas absorve pouca água, aumentando a freqüência das regas necessárias. Antes do uso, deixe de molho por 1 dia na água.


Xaxim - Seu uso é hoje proibido, pois era extraído de uma samambaia em extinção da mata nativa brasileira. Era considerado o melhor substrato, com todas as boas características e bom fornecimento de nutrientes. Mas caso vc tenha um xaxim velho, recorte ele em pedacinhos, estes pedacinhos dão para plantar diversas orquideas.




Misture. Podemos juntar as boas características utilizando misturas dos materiais. Na realidade, as orquídeas são tão rústicas, que podemos plantá-las até mesmo sem qualquer substrato, bastando adubá-las e regá-las com freqüência.


Uma dica: Se quiser tentar suas próprias misturas, tente a mistura de casca de pinus com fibra-de-coco, que tem dado bons resultados em diversos cultivos.

Pesquisa Fonte Cultivando Fotos net e pesquisas em sites da net


Iniciantes em orquídeas devem saber! básico.
Características de orquídeas – sobre a estrutura da Orquídea.


     Olá, minhas explicação partirá com preceito que aos longos do tempo fui aprendendo, vou explicar de forma clara e com palavras fáceis, porque nem todo orquidoido, orquidofilo, orquichic ou seja colecionador de orquídeas, pode fazer cursos ou tem meios de comprar livros especializados.
     Caso falte explicações, desculpe porém isso foi o que aprendi com leituras de revistas, livros e no passar dos anos, cuidando das minhas queridinhas.
     Existe na face da terra mais de 35 mil espécies de orquídeas catalogadas, e a estrutura de uma orquídea deve conter, raiz, rizoma, pseudobulbo, bainha, folha, ovário, haste e flor.

     Raiz: absorve grande parte dos nutrientes necessários ao desenvolvimento planta, toda orquídea sem exceção tem., também fixa-se a planta agarrando bem firme em pedras, árvores ou na terra.
     Rizoma:onde se inicia-se o caule da planta, onde ela se desenvolve, seria a base existente após a raiz.
     Pseudobulbo: é o entroncamento da planta, onde ela desenvolve-se mais, entre rizoma e folhas, ela absorve nutrientes;
     Folha: a folha fica acima do pseudobulbo e é responsável pela protecção de futuras bainhas florais e a estética da planta.
     Espada: essa é a bainha um envelope que acoplará os botões, porém ele desenvolve-se apenas meses antes da floração.
    Pedicelo:é o caule ou seja haste que segura os botões florais.
    Ovário: local onde poderá germinar sementes.
Flor: o resultado de um a planta bem cuidada e sadia, é o apce da planta.
Se tudo isso ainda não mudou, isso foi o que aprendi com o tempo que cuido de minhas orquídeas.



Achei este desenho da estrutura da orquidea, e achei muito interessante posta-lo, não consegui encontrar o desenvolvedor deste, porém vale dar parabéns pelo trabalhor idealizado.

Características de orquídeas – sobre a Planta e plantio.



         O sol direto em uma planta não é aconselhável, leia as matérias a seguir mais especificas sobre orquidários, locais, dicas de orquidários. Assim o plantio incorreto, poderá afetar no desenvolvimento da planta, amarelando-a, melando-a, secando-a e levando a morte da planta, ou seja, o erro no plantio pode acarretar diversos malefícios à planta e exterminá-la.


       Necessariamente para cuidar de orquídeas, primeiro é preciso entender que, elas vivem na natureza em diversos ambientes, provém da família das Orchicacea, adapta-se aos meios e com características próprias, dividem-se em três gêneros:


Epífitas: na natureza encontramos em árvores, elas não são parasitas, alimentam-se de nutrientes retirados do ar, água e detritos acumulados na raiz. É mito que elas matem arvores. O plantio em terra é incorreto, e o uso excessivo de pedras pode exterminar a planta.








Ripícolas: na natureza, encontramos em rochas, também são parasitas, alimentam-se de nutrientes retirados do ar, água e detritos acumulados na raiz e musgos a sua volta que contém substratos ótimos, podem morrer se plantadas de forma incorreta, não gostam de arvores ou terra. No plantio em vasos use mais pedras e pouco substrato.




Terrestres: na natureza, encontramos na terra, podem ser plantadas diretas em substratos, usa-se fazer uma boa aeração com drenagem por pedras ou tijolos, desta forma a planta tem uma boa resposta no desenvolvimento, não a fixe-se em arvores ou pedras e telhas, porque elas são geralmente terrestres não sobrevivem a outro habitat.






Saprofitas: São raríssimas, pois são desprovidas de clorofila e alimentam-se de organismos mortos. Trata-se da curiosa Rhizanthella gardneri, coletada pela primeira vez na Austrália em 1928.


Toda pesquisa foi realizada através de vários livros, internet e o pouco conhecimento que recebi através dos anos.

METODOLOGIA CAIPIRA... DÁ CERTO...



     Olá, resolvi contar os metodos caipiras usados para manutenção de minhas plantas, que dão certo porque minha avó me ensinou por anos e anos.
     Toda planta fica no minimo 15cm de distancia um vaso do outro em estaleiro, se pendurada deixar 50cm distância.
     Limpar semanalmente em baixo dos vasos e o local, tirar folhas doentes com faca quente.
     Regar antes das nove da manhã, para não cozer as folhas da planta e não mofar as raízes, regue dia sim, dia não e não enxarque a planta por favor isso dá fungos e mofos.
     As aplicações só podem ser feita no dia em que é efetuada a rega da planta, nos dias que não faz rega não usar nenhum produto, deixar a planta respirar.


SIGA AS LUAS.

NA LUA NOVA


      Chá de Café ( 1 litro de agua, 15 grãos de café em coco com casca, cozinhe, espere esfriar e esburrife na planta depois que ela estiver regada pela manhã.)
dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Chá de folha de nim ou santa barbará, colha folhas o suficinete para 100ml picadas, ferva 1 litro de agua, coloque nas folhas e deixe até esfriar, esburrife na planta depois de regar com agua.
      dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Disolva NPK 10-10-10 (1COLHER DE CHÁ CHEIA) em 1 litro de agua e esburrife na planta. "O nitrogênio da fórmula é responsável por folhas verdes e sadias, aliado a uma ótima taxa de crescimento, enquanto que o fósforo e potássio são macronutrientes essenciais para a formação das raízes e flores." sempre depois de regar a planta, para que a planta faça a respiração do produto e mantenha-se mais viçosa.
        dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Auterne durante está lua, revesando novamente se for necessario.


LUA CRESCENTE


       Chá de Leite (1 litro de agua, 200ml leite frio) mexa bem, e esburrife na planta depois que ela estiver regada pela manhã.
       dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Chá de canela em pó ferva 1 litro de agua, coloque 1 colher de chá bem cheia de canela e deixe até esfriar, esburrife na planta depois de regar com agua.
       dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Chá perigoso ( 1/2 litro de agua destilada, se não tiver ferva e espere esfriar) 1/2 litro de chá de nim ou santa barbara frio e 20ml de cal virgem, misture bem e esburrife na planta depois de regar com agua, não passe nem esburrife em plantas com flores ou botões.
       dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       revese novamente nesta lua os mesmos preparados desta lua.


LUA MINGUANTE


      Chá de Alecrim, ferva um litro de agua, picar 100ml de alecrim, desligue o fogo junte-os e deixe esfriar, após coloque no esburrifador e passe na planta sempre depois que ela estiver regada e pela manhã.
      dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
      Chá de canela em pó ferva 1 litro de agua, coloque 1 colher de chá bem cheia de canela e deixe até esfriar, esburrife na planta depois de regar com agua.
      dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
      Disolva NPK 10-10-10 (1COLHER DE CHÁ CHEIA) em 1 litro de agua e esburrife na planta. "O nitrogênio da fórmula é responsável por folhas verdes e sadias, aliado a uma ótima taxa de crescimento, enquanto que o fósforo e potássio são macronutrientes essenciais para a formação das raízes e flores."sempre depois de regar a planta, para que a planta faça a respiração do produto e mantenha-se mais viçosa.
      dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
      Nunca use produto de outra lua, enquanto a lua for esta auterne com este produtos.


NA LUA CHEIA


       Chá de sabão de coco ( 1 litro de agua, 50 gramas de sabão de coco, espere esfriar e esburrife na planta depois que ela estiver regada pela manhã.)
        dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
        Base: Chá fidido (1/2 litro de agua em fervor) acrescente 200ml de bosta de vaca, 200ml de humos, 200ml de pó de café, 200ml de serragem. Misture e deixe em local aberto para evaporar e não use antes de 15 dias. Então vamos fazer o chá fididão. 1 litro de agua fervente, misture 100ml desta mistura, deixe esfriar, coe e esburrife na planta.
       dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Disolva NPK 04-14-08 (1COLHER DE CHÁ CHEIA) em 1 litro de agua e esburrife na planta. "Contém elementos essenciais para a saúde, crescimento rápido, vigoroso e maior produção das plantas, flores e vegetais."
       dia sem regar nada passar, dia de folga da planta.
       Não use produtos de outra lua, nesta lua.


CASO NECESSITE DE UM PRODUTO TOXICO, DEIXE DE FAZER ESTE PRODUTOS ENQUANTO ESTIVER USANDO PRODUTOS PERIGOSOS DA CAVEIRINHA.


Minhas plantas floritas podem ser acessadas através do flickr.


http://flickr.com/photos/echapora
INVEJA: é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

DIGA NÃO A INVEJA!

Um comentário:

marcio disse...

aqui no mato grosso do sul tem esa orquidea
Rhizanthella gardneri