Total de visualizações de página

Ideias orquidarios simples e ...

Pesquisando pela internet, encontrei algumas ideias maravilhosas e coletei aqui em um unico trabalho, assim o leitor pode escolher qual adapta-se ao bolso, o conteudo descrito foi redigido por mim mesma. As ideias de fotos que foram coletadas na internet.
Orquidario caseiro parte I


Poucas dicas, mais de utilidades.
Alguns amigos possuem dicas magnificas, fui espiar as fotos e encontrei esta parede estilo orquidario belissima.
Para ter um orquidário em casa, é preciso pensar em muitos detalhes como:
Espécies
a) Se vai ser misto?
b) Se vai ser apenas de uma espécie?
c) Se vai haver floração o ano todo?
Algo que vivo dizendo, e quase ninguém dá valor, que é melhor ter apenas 100 qualidades de flores, porém que floresçam em diversas épocas do ano, do que uma mistureba, que não se sabe quem floriu, ou quem vai florir ainda.
Defina.
Flores de mais sol do lado em que o sol é mais intenso no seu orquidario;
Flores de menos sol, naquele local onde é bem iluminado porém pega menos sol;
Um orquidario precisa de medição de vento, ou seja, ao construi-lo tome o cuidado.
A iluminação é essencial. Sim, necessidade de manter as plantas sob uma tela SOMBRITE de 50 a 70%, dependendo da intensidade da insolação local, porque alguns lugares do nosso Brasil, são mais quentes que outros. Desta forma a claridade em luz difusa estará suficiente para realizarem a sua função vital que é a fotossíntese, não creia que a planta na natureza vai ficar em sol esturricante, o nosso clima mudou muito nos últimos dez anos.

Orquidario.

Dentro do orquidário a humidade relativa do ar deve ser considerada, nunca deve estar abaixo de 30%, as plantas se desidratarão rapidamente se isso ocorrer, é bom tem um vaporizador sempre por perto, porque não são plantas para se perder, cuidar é preciso. Em dias muito quentes, a humidade relativa do ar é menor, é necessário molhar o chão do próprio ambiente. Num jardim, com muitas plantas e solo de terra a humidade relativa é bem maior do que numa área sem plantas com piso de cimento, assim orquidario podem ser quentes demais.

Um orquidario, não é um brinquedo, ou uma coleção simples, nos dias atuais, fertilização, adubação e regras de regas, abstinência da planta devem ser seguidas, porque cada planta tem um biótipo, não são todas iguais. por isso tome cuidado ao escolher suas plantas.

Dentro do orquidario, de espaço de 30cm no mínimo entre uma planta e outra, as plantas muito aglomeradas podem sufocar-se, faça um bom arejamento entre elas e para que um vaso não faça sombra para o outro.

Andando pela net encontrei algo interessante uma figura de orquidario otima para quem tem pouco espaço.


Este modelo, é um orquidário de teto uma água, para quem não tem espaço. No pé direito, ou seja, canto direito, uma altura de 2,0m no mínimo, para o ar circular bem, tudo porque denbrobiuns crescem e se tiver um grande poderá não caber. Já no canto esquerdo 2,5 m e uma grade ou uma tela de modo que possa usar o local para pendurar plantas, pode ser aproveitado na parede. Essa é uma ideia.





Floração
Entendemos que cada espécie tem época de floração que é uma vez por ano, isso é o que ocorre com as orquídeas na maioria delas. Convém marcar a época de floração de cada espécie e examiná-las sempre , porque caso não floresçam nessa época correta, tome providência porque algo errado poderá estar acontecendo com ela.

Regas
Para realizar a rega é preciso saber se os substratos da planta estão com que tipo de secagem, lenta, rápida...

Os substratos mais comuns são:

1. Côco desfibrado com pó: secagem lenta.
2. Côco desfibrado sem pó: secagem moderada.
3. Musgo ou cubos de coxim: secagem lenta.
4. Carvão ou piaçaba: secagem rápida.
5. Casca de pínus: secagem moderada, quando sem pó, e lenta, se tiver pó.
6. Mistura de grãos de isopor, casca de pínus e carvão: secagem rápida
A compra de plantas que floreçam o ano todo.
Compre plantas que adaptam-se com sua região. Essa é uma lista do que eu compraria para florir o ano todinho...

Para flores em janeiro, fevereiro e março Cattleya aclandiae/Cattleya guttata/Cattleya guttata var. leopoldii /Cattleya harrisoniana /Dendrochillum filiformis/ Epidendrum ellipticum / Epidendrum secundum/ Hadrolaelia dayana/ Hadrolaelia pumila /Hadrolaelia purpurata /Hadrolaelia xanthina/ Cattleya labiata/ Hadrolaelia crispa/ Miltonia candida/ Miltonia clowesii/ Miltonia spectabilis.

Para flores em abril, maio e junho Cattleya walkeriana/ Hadrolaelia perrini/ Hadrolaelia pumila/ duas Catleyas Hibridas uma amarela e outra vermelha, Rodriguesia decora, Hadrolaelia alaori/ Hadrolaelia crispa.

Para flores em julho, asgoto e setembro Cattleya amethystoglossa/ Cattleya loddigesii/ dendrobium nobile/ Dendrobium kingianum/ Phaius tankervilleae/ Dendrobium agregatum

Para flores em outubro, novembro e dezembro Miltonia flavescens/Miltonia spectabilis/ Cattleya intermedia/Hadrolaelia grandis/Hadrolaelia lobata/ Hadrolaelia purpurata/ Rodriguesia venusta/Cattleya guttata/ Cattleya harrisoniana/ Hadrolaelia dayana/ Hadrolaelia tenebrosa/ Hadrolaelia xanthina

É evidente que está seria a lista das plantas que eu gostaria de possuir no meu orquidario, flores o ano todo. Porém, vale lembrar se ganhou uma orquídea floriu, e acha que vai jogar fora, doe a um orquidario, ela não merece o lixo.

Orquidario caseiro parte I
as fotos











Que as ideias destas pessoas, possam ajudar a outras pessoas fazerem e desenvolverem seus viveiros de orquideas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei das idéias! Não sabia como fazer meu orquidário. Antes minhas orquídeas ficavam dependuradas numa mangueira, mas ela caiu! Vou tentar fazer agora.