Total de visualizações de página

Dicas Trocas e Compras orquideas, minha história.

Comprar ou Trocas Orquídeas?

DICAS DE COMO TROCAR OU COMPRAR PLANTAS SAUDAVÉIS:
Olá amigos...Recebi um email pedindo dicas de como comprar uma orquídea.

primeiro passo. tenha dim dim, não precisa ser muito tem para vários bolsos.
segundo passo. os melhores lugares para compras, são orquidarios ou exposições.

terceiro passo. olhe a planta bem - não compre plantas com folhas cortadas, - não compre plantas com pintas pretas nas folhas, - não compre plantas com folhas muito amareladas. - não compre plantas com caule enrugado, - não compre plantas que vc sabe que são caras por preços baratos demais.
quarto passo. saiba o que deseja, dendrobiuns, catleyas, Laelias, Enciclyas e outras
quinto passo. Na compra de mudas pequenas, cuidado para brotos e folhas, devem estar inteiros, folhas cortadas aiiiii.
sexto passo. Aceite opinião de quem está cultivando a anos e não do vendedor.
sétimo passo. procure saber qual clima é recomendável a planta que deseja comprar.
oitavo passo. procure saber, das regas, adubação, fertilizantes e local mais sol ou menos, para melhor adaptação da planta.
nono passo. Procure se informar sobre espécies que se adaptarão á sua cidade, por causa da altitude e clima dos lugares serem diferentes.
decimo passo. Faça sua compra, porém ao levar a planta para sua casa, deixe-a longe das suas por seis meses, tempo o bastante, para se ela tiver doenças não erradicar as suas. Não deixe pouco tempo longe, porque algumas doenças podem ficar encubadas até quatro meses.

Porém vale lembrar que:

 Brasia Rex por exemplo. Tem varias manchinhas pretas nas folhas e é saudável. Geralmente as manchas aparecem nas orquídeas com folhas finas e longas. Nas de folhas "carnudas" realmente é sinal de alerta para fungos e outros problemas.
Dez  ou mais dicas para cultivo de orquídeas.

TROCAS- VENDAS- DOAÇÕES ...

1- Nunca compre orquídeas sem procedência- Podem ter sido retiradas de matas sem a devida autorização do IBAMA.
2- Os correios podem interceptar as plantas porque é crime envio de plantas vivas. Salvo de que comprados de orquidarios, orquidofilos que cultivam, eles saberiam embalar devidamente e podem fazer trocas, vendas, doações e outros.
3- Plantas compradas de terceiros que andam em matas podem causar complicações com doenças, policia florestal e até mesmo aprenção de plantas e chegar a prisão.
4- Aqueles que ficam procurando plantas em matas e lhe oferecendo não merecem sua atenção, você poderá entrar na lista negra de grupos ambientalistas e ter complicações com autoridades policiais.
5- Ao comprar, receber, ganhar faça-me o favor de escrever quem lhe deu em targetas, plaquinhas de identificação ou até mesmo no vaso.
6- Caso tenha plantas do mato antigas, procure aumentar a espécie e doe a amigos, plante em matas, faça sua parte porque a natureza agradece.
7- Plantas de lixo, estas devem ser reidratadas e colocadas longe das outras por uns seis meses pelo menos, e não esqueça que sendo achadas podem ser plantas do mato, e devem ter mais cuidado com sua manutenção.
8- Não aceite convites de caminhada em mata para coleta de plantas quaisquer é crime, porém não é crime planta-las na mata, pode fazer isso quando tiver muitas mudas.
9- Sempre procure não ser amiga destes doidos que andam pelas matas desmatando plantas e depois vendem na cidade, isso pode lhe ocorrer problemas judiciais.
10- Encontre amigos confiáveis para troca de espécies, só envie a planta por correios depois de hidrata-la bem, enrolar em jornais e empacotar, porém nunca use plásticos esquenta, nem envie em época do ano de seca, as plantas sentem.

11- Catasetuns sempre exija pelo menos dois bulbos.
12- Catleyas, Laelias e outras sempre exija mínimo de três bulbos.
13- Ao retirar de um vaso a planta para replante, mudas e outras. Procure deixar o minimo de cinco bulbos na planta, porque deixando menos ela sentira muito a perda.
14- Descobri que quando temos um catasetum com cerca de seis bulbos ou mais, devemos separa-los em duplas ou trios, porque se deixados todos juntos, os mais velhos morrem para dar lugar a novas mudas, e muitas vezes chega a morrer três para dar lugar a um broto. AH! isso eu vi acontecer em um catasetum de meu tio. Ele não dá mudas.
15- Sejamos felizes. Aqui teremos sempre dicas misturadas e misturadas dicas. kkkkk

Assim que eu lembrar de mais dicas estarei postando aqui.

O QUE NÃO FAZER??? e O QUE FAZER!

         Na internet, encontramos livros, foruns, blogs, sites e tudo mais em que ensina-se o cultivo das orquídeas, porém resolvi escrever o que não fazer quando cultivamos orquídeas. Assim fiz uma máteria para iniciantes e para quem possui viveiros e orquidarios pequenos e não quer desperdiçar dinheiro, ou seja, não quer perder plantas.
          No orquidario ou viveiro deve ter uma ventilação adequada, a falta de ventilação pode acarretar a sufocação das plantas e proliferação de doenças como: fungos, larvas, caramujos e outras;
          Assim descubra por onde vem os ventos mais frios e deste lado deverá ser bem fechado, quando aos outros três lados procure deixa-los abertos, a não ser que seja um canto, porém neste caso verifique se neste canto a temperatura do local é adequada, não deixe as plantas em locais com mais de 40º porque elas podem cozinhar.
          Não deixe a planta exposta a pleno sol, neste caso a planta deve ser especificada a sol, ou seja na compra pergunte ao vendedor onde seria o melhor local para coloca-la em meia sombra, sol, sombra plena esse cuidado é fundamental.
         Não deixe a planta sem luz;
         Não deixe a planta sem regar;
         Não deixe a planta sem substrato;
         Se a flor cair, a planta não morreu, doe a alguém se não quer, não jogue no lixo;
         Nunca tire mudas quando estiver formando botões;
         Nunca troque a planta de vaso quando ela estiver formando botões ou com floração;
         Nunca use adubos de floração o ano todo, cada planta tem um período;
         Nunca use agrotoxico sem necessidades;
         Nunca deixe a planta em plena chuva por mais de dois dias, para isso tenha um encerado para que as plantas não encharquem;
         Nunca deixe outras plantas juntas com orquideas, por causa das pragas, apenas suculentas, cactos e orquídeas podem ser cuidadas em pequenos orquidarios;

         Neste blogs existe muitas dicas de orquidários, temperatura, sombrite e tudo mais...

MINHA RELAÇÃO COM AS PLANTAS: MINHA HISTÓRIA.
Orquideas Cattleyas... 


Sabe eu tinha mais de 354 vaso diferentes,  mais em 2001 tive que viajar para casa de meu tio em Mariluz, fomos as presas, e quando voltei, só tinha a Cattleya Ludigessi,  o denbroium nobile, roubaram tudo e deixaram os vasos no chão, dei queixa mais até hoje não encontrei, o Catasetum eu tinha de seis cores, e a minha maioria eram cattleyas da mata, porque minha avó era filha do fundador daqui, e quando desmataram, ela ia pegando as mudas, trocava com amigas e ficaram para mim, quando ela morreu.
Infelizemente  até hoje não consegui encontrar o safado, que fez isto, porém neste ano 2008 ,  em setembro a ludigessi já estava com oito vasos, fiquei com dois, e o restante troquei todo, e assim desta forma,  recomecei novamente com cerca de 62 espécies diferentes de Catleyas e Laelias, porém tinha apenas 12 com identificação, as outras eu sei que são diferentes, pelas folhas, talos, e vieram de regiões diferentes, esperei elas florirem, mais tudo bem, prá quem estava sem nada, dei um grande salto, eu não consigo ficar longe delas, amo muito as orquideas, até converso com elas, todas que troquei pegaram, nenhuma morreu,  estavam com brotos lindos.


Assim eu recomeçei, esqueci de contar, ganhei 12 especies de catleyas encruadas, por falta de adubo, mal tratada mesmo, doaram para mim, não sei quem foi, recebi pelo correio, com meu endereço,e foi postada aqui mesmo na cidade, mais elas estavam entre estas 62, ficando lindonas.


Não sou uma louca por orquidea, mais as que tinho, eram minha filhinhas, vivi cerca de 17 anos cuidando das de minha avó, depois minha avó morreu e as plantas eu cuidava, depois roubaram de mim, agora depois de seis anos do roubo, estou novamente, recomeçando, está no sangue, eu não consigo ficar longe delas.


Agora quem sabe da minha historia, Já chorou... porque é triste mesmo.


Quero ter uns 100 vasos somente, com cattleyas e Laelias, dendrobiuns, para ter flores o ano todo, e poder trocar ou até doar, quando eu tiver mudas sobrando, ou até mesmo vender mudas se eu tiver precisando, porque sei de pessoas que ganham e não cuidam, mais quando compram dão mais valor e cuidam dos vasos.


Tenho uma linda bromelia, sempre que ela solta sementes, levo as sementes na mata e planto entre as árvores,  da certo, já conferi o resultado. Sim Mais é a realidade. Nâo roubaram ela.


Continuando em março 2009 fiz uma otima troca com alguém que não devo citar o nome, mais é um FDP, a maioria veio com folhas cortadas, eu não imaginava o que aconteceria, higienizei as plantas e cultivei por três meses longe das que eu tinha, porém em julho 2009 coloquei junto das outras e foi então que dilacerei cerca da metade de minhas plantas, uma mancha preta que consegui controlar em janeiro deste ano, limpei, higienizei, esterilizei com sabão de coco, vinagre e desifetante o local, agora sim estava com apenas 29 vasos mais todos sadios. sorte que cinco vasos estavam no sitio e nada aconteceu... então são 34 espécies contando com as que trouxe do sitio e algumas destas são que comprei do orquidario santa cruz , agora poderia voltar a fazer trocas, estava tudo bem deste janeiro não havia nenhuma caracteristica destas pintas.. mais com cautela não quero mais ser enganada...
       Hoje sou feliz, quem desejar me enviar mudas de orquídeas de presente eu aceito doações.
       Ah! por favor não gosto de plantas do mato, caso alguém queira me dar de presente tudo bem, cuidarei com carinho e certamente quando tiver mudas ou sementes não trocarei, levarei ao mato.
Nossa... sempre amei orquídeas.
Vi minha avó cuidar das delas e fui apaixonando cada vez mais, e ganhando e trocando, fui aumentando.
Uma espécie de cumpricidade com a planta, damos um pouco de atenção e carinho e ela nos retribui com folhas vigorosas, brotos saudavéis e expetaculares flores.
Perder uma planta é entristecer um pouco.
Das poucas que restaram.
Uma coisa é certa.
O ladrão de orquídeas de minha cidade, sabe que nunca desisto.
Ele não gosta de dendrobiuns, isso já percebi, eu amo dendrobiuns.
Então, vou dedidar agora aos dendrobiuns.
Eu aceito doações de orquídeas, sei que é difícil conseguir.
Mas aceito.
Continuando...
PLaquinhas do ultimo roubo. buáá
Os vasos vazios que sobraram
Em 2011 precisamente 04 de maio, ouvi um barulho no quintal, não fui ver, hoje pela as sete quando acordei, descobri que restaram 14 vasos os dendrobiuns e outras arrancadas jogadas no chão, alguns vasos de barro grande foram levados inteiros, outros apenas arrancaram, triste mais vão os anéis e ficam os dedos, vou recomeçar. beijuuu
Orquideas que restaram
Desculpem os muitos erros, estou no notbook e fico doida com as teclas.
As muitas plantas que roubaram e sobrou fotos, outras não deu tempo de fotos buááá.











 

 

 

 

 

 

 

Sabe o que é mais triste é saber que ganhei de amigos estas plantas, e foram roubadas Outras meu marido havia comprado e presenteado... foram muitas... algumas estavam com botões que eu nunca havia visto flores abertas, outras apenas desenvolvendo. Chateada plantas lindas... se foram.