Total de visualizações de página

Plantando Figo da India.

Adicionar legenda
Curiosidades do Figo da india.
Nome científico: Opuntia fícus-indica
Família: Cactáceas
Nome comum: cacto, figo-da-índia;
Origem: México

Característica da planta
 
É uma planta perene, arbustiva, com até 5 metros de altura. O caule é confundido com folhas, tem o formato de uma raquete, quando novos, e na maioria das variedades tem espinho. As flores são emitidas na borda das “folhas” em número variável e ficam abertas por um curto período. Elas são hermafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor e são autocompatíveis. Os frutos com formato oval, que lembra um barril, amadurecem cerca de 100 dias após o florescimento. As cores externas e internas de frutos maduros podem ser esverdeadas, alaranjadas, vermelhas ou vermelho-escuras. As condições favoráveis ao seu bom desenvolvimento são: clima ameno a quente e solos bem drenados, pois não tolera solos encharcados, férteis e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos de baixa fertilidade. A propagação pode ser feita através de sementes e vegetativamente pelo enraizamento do caule.

Produção e produtividade: a produção inicia-se 2 a 3 anos após o plantio em campo, quando as mudas são preparadas a partir de caule, e 5 anos, quando de sementes. As mudas a partir do caule, basta pegar uma folha e enterrar metade dela na terra, deixando a parte arredondada de fora, elas pegam facilmente.
   Utilidade
Os frutos maduros são consumidos ao natural, cujo sabor é levemente adocicado, agradável e refrescante. A polpa pode ser usada na confecção de geléias, sucos e doces.

O figo-da-índia, também chamado de tuna, é produzido por uma planta da família das Cactáceas, originária do México. É uma fruta muito saborosa e saudável. Pode ser usado em doces e geléias, mas também é ótimo ao natural.
    
 Cultivo
Ao sol em solo arenoso e de boa drenagem, com fertilidade moderada. Adubação de primavera com composto orgânico e regas mais abundantes durante o verão ou estação mais seca, que varia conforme a região do país. Em épocas de chuva ou no inverno não regar. Frutifica entre novembro e março.

     


 No paisagismo
Forma grandes touceiras e é relativamente barato, quando adquirido em pequeno tamanho.

Como o Cereus, pode formar a estrutura de uma jardim rochoso.
Uma idéia também é plantar mudas pequenas ao longo de cercas de divisa, servirá de enfeite e proteção devido aos espinhos.



Ficha tecnica da fruta:
Plantio: Com sementes, demora cinco anos ou mais para produzir; em pedaços das folhas, o tempo da colheita cai para três anos.
Características: Depois da florada, leva 120 dias para amadurecer, quando a casca passa da cor verde para laranja e vermelha.
Dicas: É necessário o uso de luvas porque a casca tem espinhos quase invisíveis, ou utilize uma concha.
Uso: Rica em vitaminas A e C e cálcio, é ideal para sucos e geléias.


 Referencias:

 Pesquisa realizada através da internet:
http://www.plantasonya.com.br/cercas-vivas-e-arbustos/figo-da-india-opuntia-ficus-indica.html
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1192165-4529,00.html
          As fotos são de nilceia gazzola  NÃO TENHO PARA  VENDA NO MOMENTO